segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VB Tip: Criando menu de modo fácil - MenuCreator

Olá.
Neste artigo irei disponibilizar uma nova classe/livraria que criei, chamada MenuCreator, cuja classe chama-se cMenu. O objetivo principal dele é criar e manipular menus de modo bem simples. O link dele é https://skydrive.live.com/?cid=b278d5e7a71b5dca&sc=documents&nl=1&uc=1&id=B278D5E7A71B5DCA%21146# (pasta do SkyDrive). Nele há cinco métodos, entre eles:

  • Add (menuh as Long, Pos as Long, Text as String, [Flags as long, lpimage as stdpicture]): Adiciona um item à um menu existente.
    Menuh recebe o endereço handle do menu.
    Pos recebe um número que posteriormente será identificado por sua função, número este maior que 0.
    Text recebe o texto do item. Flags (opcional) recebe as opções do item, listadas abaixo (que podem ser combinadas com o operador binário OR):
    * MF_DISABLED = &H2& - Desabilita o item (mas não o torna cinza, veremos isso depois);
    * MF_GRAYED = &H1& - Torna o item cinza (mas não o torna desabilitado; para desabilitá-lo e torná-lo cinza, use (MF_DISABLED OR MF_GRAYED).);
    * MF_SEPARATOR = &H800& (NÃO COMBINÁVEL!) - Torna o item em uma barra horizontal de separação de itens.
    * MF_POPUP = &H10& - Inicia um novo menu ao lado.

  • Count (menuh as Long) as Long: Retorna a quantidade de itens em um determinado menu. Menuh recebe o endereço handle do menu.

  • Create () As Long: Cria um novo menu, e retorna seu handle para ser manipulado pelas outras quatro funções.

  • Destroy (menuHandle as Long): remove um menu da memória, menu este determinado pelo endereço handle em menuHandle.

  • Show (menuh as Long, owner as Long, x as Double, y as Double) as Long: Exibe um menu. Menuh recebe o endereço handle do menu, owner recebe o endereço handle do formulário pai (Me.hWnd), x e y recebem a posição absoluta (em pixels) do menu, na tela.


Para o valor de x e y no método show, usamos uma das duas APIs seguintes:
* ClientToScreen - Transforma uma coordenada local do formulário em uma coordenada absoluta da tela.
* GetCursorPos - Obtém a posição atual do cursor do mouse.

Ambos usam a estrutura POINTAPI, cujos elementos são X, como LONG, e Y, também LONG.

Abaixo vai um exemplo. Crie um form em um projeto do tipo Standard Exe, adicione um botão no topo esquerdo do form e adicione o seguinte código no formulário:

"h=m.create" cria um novo menu e atribui o endereço do novo menu ao h. m.add adiciona os itens de 1 a 20 no menu criado. pt.x, pt.y, e clienttoscreen transformam a posição do botão em coordenadas absolutas da tela.

"r=m.show" exibe o menu na tela e retorna o item selecionado, e, caso nenhum item for selecionado, retorna zero. Daí a necessidade dos itens adicionados terem identificação (Pos as long) maior que 0.
"m.destroy" e "set m=nothing" são necessários para liberar memória, tanto do menu (destroy h) quanto da classe cMenu (set m=nothing).

Para manipulações mais complexas como por exemplo, adição de linhas verticais no menu para dispô-los em colunas, deve-se usar APIs externas à classe, como SetMenuItemInfo e similares.

Com essa classe, você pode criar um menu customizado para um formulário borderless (BorderStyle=0), abaixo do que seria o título.
Enfim, você poderá usar essa classe para facilitar a programação com menus.
Em breve, nova versão do Multisystem com formulários renovados e com menus, com auxílio dessa nova classe por mim criada.
É isso, pessoal.
Até o próximo artigo!

0 comentários:

Postar um comentário